
LAUDO TÉCNICO
Não adie o inevitável, faça o laudo ART / RRT
Para cuidar da segurança e da durabilidade das edificações brasileiras, a ABNT publicou uma nova norma, a 16.280. O regramento começa a valer a partir de 18/04/2014.
Com ele, qualquer alteração feita nas edificações – inclusive as executadas dentro das unidades - deve ser comunicada e aprovada pelo síndico. A norma vale para condomínios verticais. Pela lei, pouco muda, uma vez que o síndico já deveria ser avisado sobre reformas e obras dentro do condomínio. Infelizmente não é o que se vê na prática. Em muitos condomínios, os condôminos acreditam que, por se tratar se sua unidade autônoma estão livres para efetuar as alterações que julgarem adequadas para o espaço.
Algumas vezes sem se preocupar com o impacto sofrido pelas estruturas. A ideia da norma é mudar principalmente a cultura de que a contratação de um bom pedreiro não acarreta em maiores problemas para a estrutura do condomínio.

Todos os Laudos Técnicos são elaborados e assinados por Engenheiros devidamente registrados no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) ou Arquitetos registrados no CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), acompanhados de relatório fotográfico, junto com apresentação de A.R.T. (Anotação de Responsabilidade Técnica) ou R.R.T. (Registro de Responsabilidade Técnica).
-
Laudo de Reformas
-
Laudo de Avaliação Imobiliária
-
Laudo de Patologias
-
Laudo de Obra Vizinha
-
Laudo de Acesibilidade
-
Laudo Acústico
-
Inspeção Predial
-
Recebimento de Obras
-
Consultoria de manutenção
-
Garantia de Obra